Frigideira de cerâmica ou antiaderente? Entenda qual a melhor xl2u
Chef de cozinha explica qual tipo de frigideira mais se destaca e ressalta as vantagens de cada modelo. 3s4f66
Chef de cozinha explica qual tipo de frigideira mais se destaca e ressalta as vantagens de cada modelo. 3s4f66
Geralmente mais caras que outros modelos, as frigideiras de cerâmica se destacam pela qualidade do material, que justifica o investimento: são livres de substâncias tóxicas e permitem cozinhar com menos gordura, graças à superfície naturalmente antiaderente. “São excelentes para preparos em temperaturas de baixa a média intensidade”, explica Ricardo de Amorim Cini, professor de Gastronomia da PUC Paraná.
Para o chef Vinicius Cordeiro, de modo geral, as frigideiras tradicionais oferecem um melhor custo-benefício ao consumidor. No entanto, segundo ele, é essencial ter atenção ao material utilizado na composição da a.
Para aqueles que podem investir um pouco mais e buscam produtos de maior qualidade, a indicação é a cerâmica. Para acertar na escolha, o professor de gastronomia da PUC Paraná orienta prestar atenção na espessura do fundo — já que quanto mais espessa, melhor será a estabilidade térmica. Também vale observar se o cabo é ergonômico e resistente ao calor, além de poder ir ao forno ou diferentes tipos de fogão.
As frigideiras de cerâmica são indicadas para pratos delicados e de baixa a média temperatura. Dentre os alimentos mais recomendados, segundo Ricardo, estão: ovos mexidos, omeletes, panquecas, legumes salteados, tofu e carnes magras. Agora, se o objetivo for selar carnes vermelhas ou grelhar em alta temperatura, o uso é desaconselhado. A seguir, veja alguns modelos de frigideira.
O modelo possui base de indução, capacidade de 1 litro e revestimento completo em cerâmica, além do cabo removível. Consumidores elogiam sua capacidade de antiaderência, sem a necessidade do uso de óleo ou azeite. Também elogiam a facilidade de limpeza, mas criticam o superaquecimento do cabo.
Feita em cerâmica refratária, ela possui 1,7 litros de capacidade. Consumidores elogiam a alta resistência antiaderente, que dispensa o uso de óleo no preparo das receitas. Além disso, a qualidade e leveza são elogiados pela facilidade de uso no dia a dia.
Antes de usar pela primeira vez, é recomendado fazer um ritual simples: lavar com sabão neutro, secar bem e aplicar uma fina camada de óleo vegetal na superfície interna. Esse processo ajuda a criar uma camada protetora, reforçando a antiaderência.
Confira a seguir essas e outras informações na matéria completa.