A queda de cabelo é uma queixa comum e pode ter várias causas. Desde estresse e carência de nutrientes até alterações hormonais ou uso de medicamentos. Nesses casos, os tônicos capilares surgem como grandes aliados no cuidado com os fios. Aplicados diretamente no couro cabeludo, eles entregam ativos que ajudam a fortalecer a raiz, estimular o crescimento e, em alguns casos, até preencher falhas.

Segundo a médica Calu Franco Tebet , dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e CEO do Inc Beauty Dermatology Institute, “não são todos os tônicos que funcionam para todos os tipos de queda, mas, quando bem indicados, eles ajudam a recuperar a saúde do couro cabeludo e a reverter o afinamento dos fios”. É por isso que, ao notar um aumento significativo na perda diária — que normalmente gira em torno de até 100 fios —, o ideal é procurar orientação médica e iniciar o tratamento o quanto antes.

Ou seja, com o diagnóstico certo — e o tônico adequado — é possível sim recuperar a densidade e a força dos cabelos. E o melhor: há opções no mercado para diferentes tipos de queda e bolsos. A seguir, explicamos o que observar ao escolher um tônico capilar para ajudar você a encontrar o ideal para o seu caso.