No dia a dia, seja para navegação na web, uso de redes sociais ou apps gerais, o tablet se sai muito bem e não trava — mesmo para aqueles que, assim como eu, são fãs de múltiplas abas e aplicativos abertos ao mesmo tempo. Já a tela com taxa de atualização de 90 Hz entrega boa fluidez, que é agradável tanto para jogos leves quanto para assistir séries e filmes.
Apesar de trabalhar com um notebook, o tablet da Samsung tem a preferência nos dias em que vou à redação, por ser uma alternativa mais leve, compacta e fácil de carregar. Além disso, para atividades de pesquisa, leitura e gravação de entrevistas, ele também é o meu escolhido por causa da facilidade de uso, do gravador de voz e da boa qualidade de vídeo em chamadas online.
Outra vantagem é que ele também funciona bem para edições de vídeos. Geralmente, eu utilizo o Capcut e, com o tablet, essa atividade acaba sendo mais prática por conta da fácil visualização dos frames, além do fato de não travar em nenhum etapa — seja na importação, nos cortes, transições ou mesmo na exportação em alta qualidade.
Para tarefas de trabalho, o único contratempo se dá com conexão do teclado físico e mouse para o ao à plataforma WordPress, ocasião em que o cursor parece “bugar”, sendo necessário ativar o teclado digital nativo do dispositivo.
Porém, o grande destaque se dá no uso para estudos. Por ser bem leve, é como ter um caderno ou livro nas mãos. Com o Samsung Notes, aplicativo nativo para a criação de notas e pastas, é possível ter um alto nível de personalização, que vai da escolha do tipo de folha até diferentes estilos e cores de canetas, lápis e marcadores.
Além disso, ele ainda possibilita importação de PDFs que, quando convertidos para o Notes, se tornam editáveis — o que facilita a vida de quem estuda por apostilas digitais, por exemplo, ou precisa responder exercícios.
Outra facilidade é a importação de imagens dentro dessas notas, incluindo gráficos, imagens baixadas da internet, fotografias da galeria ou recursos adicionais que sejam úteis. Para quem gosta de estilizar, também é possível criar e personalizar capas para cada nota, como um verdadeiro caderno digital.
O Tab S9 FE permite ainda a divisão da tela em duas — tanto na horizontal quanto na vertical —, facilitando a realização de anotações enquanto se acompanha um vídeo no YouTube ou se consulta ou ebook. Essa função também pode agradar quem busca um tablet para desenhar e costuma seguir uma referência.