Além dos fabricantes, existem outros dados que também são importantes de verificar. Apesar do consenso de “quanto mais melhor”, não necessariamente é necessário gastar com o processador de última geração para ter uma boa máquina.
Os núcleos funcionam como se fossem pequenos processadores individuais, dentro do processador maior. Quanto maior a quantidade, melhor este processador é em uma dinâmica multitarefa. Dentro do processador, eles são divididos entre núcleos de performance (P) e núcleos de eficiência (E). O primeiro cuida de tarefas de alto desempenho e requer mais energia, enquanto o segundo lida com dados menos intensivos e consegue aumentar a eficiência energética.
E se você está buscando justamente multitarefa, o próximo dado a se olhar é o número de threads. Essa informação diz respeito à quantidade de atividades que o processador consegue controlar ao mesmo tempo. Os chips contemporâneos conseguem fazer isso de forma simultânea – a chamada multithreading – pois aproveitam partes subutilizadas de núcleos de performance e, por isso, é comum ver um número de threads maiores que de núcleos.
A velocidade de clock é outro dado bem importante. Ela é medida em gigahertz (GHz) e determina quão rápido os núcleos conseguem executar as tarefas. Para a maioria das pessoas, essa informação é, inclusive, mais importante que a quantidade de núcleos (esta última vale mais a pena para tarefas de produtividade complexa, como alto processamento de dados).
Para um gamer, por exemplo, vale mais a pena investir em um processador com alta velocidade de clock que um número grande de núcleos, já que o mais importante é obter um desempenho mais rápido em comandos do que executar diversas tarefas de processamento de dados.
Por último, o cache integrado. É uma pequena reserva de memória no processador que fica responsável por armazenar informações às quais o chip precisa voltar com frequência. É medido em megabytes (MB) e, quanto maior, mais rapidamente esses dados são recuperados e menos dependente da memória RAM o seu processador é. Depender da memória RAM, que é um pouco mais lenta, pode significar um desempenho mais lento.