Vencer preconceitos enraizados é coisa para muita luta. No campo musical, hoje a comunidade LGBTQIAPN+ conta com mais representatividade do que há apenas algumas décadas, mas não por sorte. Algo assim só tem sido possível graças a nomes que foram pioneiros em se assumir publicamente sem medo de represálias.

Em todas as épocas, artistas LGBTQIAPN+ vêm se armando de coragem para levar à frente a pauta da representatividade. Aqui no Brasil, por exemplo, podemos citar gente importante como Renato Russo, Cássia Eller, Angela Ro Ro, Ney Matogrosso, Cazuza, Marina Lima, Daniela Mercury, Ana Carolina e, entre os surgidos mais recentemente, Pabllo Vittar, Liniker, Jaloo, e muitos outros.

No Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a música, enquanto canal de mensagens transformadoras, continua necessária. Por isso, listamos, a seguir, edições recentes em vinil (acompanhadas de uma playlist) para servir de trilha sonora à busca por uma sociedade cada vez mais acolhedora e diversa. Inspire-se com as nossas dicas escolhidas a dedo.