Inteligência artificial é uma das novidades tecnológicas mais importantes dos últimos anos — e sobram empresas tentando surfar essa onda. É o caso da Prada, que lançou o Paradoxe Virtual Flower — segundo a empresa, este é o primeiro perfume do mundo elaborado com ajuda da IA.
Criado pelos perfumistas Nadège Le Garlantezec, Shyamala Maisondieu e Antoine Maisondieu, a fragrância tem como base a linha Paradoxe e tem a proposta de ser uma fragrância floral.
De acordo com a marca, a IA está no acorde de jasmim, que foi elaborado a partir da análise de centenas de aromas. A fragrância, floral e almiscarada, combina notas de topo frescas e cítricas de bergamota verde italiana com notas de jasmim e musk no coração, e de neróli como nota de fundo, garantindo um perfume mais amadeirado e adocicado.
De qualquer forma, não dá para cravar que a IA foi imprescindíveis para produzir o perfume — ou seja, destacar que a fragrância tem esse recurso tecnológico está mais na seara do marketing que do desenvolvimento de produtos. Isso também não quer dizer que o perfume seja ruim, pelo contrário. Confira a seguir o que achamos do Paradoxe Virtual Flower a seguir.