Nós estamos na era do digital, do streaming, do armazenamento em nuvem. CDs, MP3, fita. Tudo isso parece ter ficado para trás. Menos o vinil. Esse disco grande e preto, símbolo de uma época, resistiu ao tempo e, hoje, é um produto desejado por colecionadores e aquelas pessoas mais exigentes, que preferem o som menos pasteurizado do que no mundo digital.
No entanto, para ouvir o vinil, é preciso ter antes uma vitrola de qualidade. Moderna ou vintage, grande ou compacta. Não importa. Sem uma boa vitrola, a qualidade do vinil não consegue ser percebida. Por isso, a seguir, confira três opções de vitrola para comprar.
Custo-benefício

Vitrola Sonetto Chrome
Para quem quer uma vitrola funcional, que não custe muito caro, mas que também tenha um bom funcionamento, a Sonetto Chrome é uma escolha certeira. Não é tão completa quanto uma Spazio, por exemplo, mas ela cumpre com o que promete. Seu visual é do estilo “maleta”: fechando a vitrola, ela se a tranquilamente como uma maleta comum.
O toca-discos da vitrola Raveo Sonetto Chrome possui três rotações diferentes, para reproduzir discos de 33 1/3, 45 e 78 rpm. Tem ainda entrada USB, que reproduz e grava, além de ser equipado com conexão Bluetooth para escutar as músicas armazenadas em celulares, tablets e computadores. Também tem saída auxiliar para se conectar a um receiver.
Mais completa

Raveo Vitrola Spazio
Hoje, a vitrola com mais funções disponível no mercado é, sem dúvidas, a Raveo Vitrola Spazio. De visual bastante retrô, lembrando os aparelhos de som clássicos da década de 1940, a vitrola permite que a pessoa escute música de todas as formas: toca discos, rádio FM, CD, CD-R/RW, USB, SD Card, saída de áudio e entrada auxiliar e conexão Bluetooth.
Sobre a qualidade do toca-discos, especificamente, a vitrola vem com três rotações diferentes, para reproduzir discos de 33 1/3, 45 e 78 RPM. O sistema de áudio também é todo embutido no aparelho, podendo ouvir o som sem precisar de uma caixa. Mas, se preferir, também dá para colocar uma caixa de som ligada diretamente na vitrola.
O custo para ter essa vitrola é um pouco mais salgado em comparação com outras do mercado, já que tem mais funções.
Mais bonita

Sinatra Retro Pulse
Não quer uma vitrola apenas para ouvir música, mas também para decorar o ambiente? Então não tem outra saída: uma das mais minimalistas e bonitas no mercado é a Sinatra Retro Pulse. O aparelho é basicamente composto por madeira, sem plástico sobrando ou decoração que tenta exageradamente buscar uma estética retrô artificial.
No som, ela funciona bem. Tem cápsula de cerâmica com agulha Rub, deixando o som mais liso e de acordo com a qualidade do vinil. Além das caixas de som embutidas na vitrola, a saída de áudio RCA permite que você conecte seu aparelho a outras caixas de som — se quiser algo mais potente, por exemplo, é só conectar os fios em sua vitrola.
O aparelho ainda tem três velocidades de reprodução, de acordo com sua necessidade (33 1/3, 45 ou 78 RPM), e ainda é possível conectar seu smartphone ou tablet sem interrupções através da conexão Bluetooth 5.0.