Segundo Maria Giulia, analista da Rico Investimentos, a primeira coisa a se fazer é conferir se é possível reaproveitar materiais do ano anterior. “Antes de pensar em comprar tudo novo, veja o que ainda está em bom estado. Canetas e lápis pouco usados e até mochilas podem ser reutilizados”, afirma Maria Giulia.
A analista também recomenda comparar os preços online e presencialmente. Segundo ela, nem sempre a loja mais próxima é a mais barata. “Use comparadores de preços e aproveite promoções de papelarias online”, explica ela.
Além de comparar preços, vale prestar atenção às condições de compra: cupons de desconto, frete grátis, ofertas exclusivas pelo aplicativo, entre outros benefícios, podem garantir uma economia ainda maior.
Antecipar as compras e planejar gastar somente com o necessário pode parecer uma estratégia simples, mas na prática é muito eficiente na hora de economizar, segundo a especialista.
“Não deixe para comprar tudo em cima da hora, quando os preços tendem a estar mais altos e as opções, limitadas”, ressalta Maria Giulia.
E, para quem não teve a oportunidade de de se programar financeiramente para comprar o material escolar no começo de ano, a especialista diz que é possível se preparar desde já para o próximo ano.
“Que tal reservar um valor todos os meses para essa finalidade e fazer esse dinheiro render? Esse planejamento pode ser extremamente produtivo a longo prazo”, ensina.