Escolher a caixa de areia certa para o seu gato pode parecer simples, mas há diversos fatores que influenciam tanto na experiência do pet quanto na praticidade do tutor. Tamanho, tipo de material, facilidade de limpeza e até a preferência do felino podem fazer diferença na escolha.
“A caixa de areia tem um papel essencial na rotina e no bem-estar dos gatos, influenciando diretamente a higiene, o conforto e o comportamento”, diz Gabriela Delfino, que é veterinária e diretora técnica da Lobbo Hotels, rede brasileira de creches e hotéis para pets.
Já o veterinário Raphael Grilo, que é professor na Universidade Guarulhos (UNG) e coordenador do Instituto de Treinamento, Educação e Qualificação Veterinária (ITEQVET), aprofunda a questão, explicando que “uma caixa espaçosa e limpa estimula os comportamentos naturais de enterro e evita retenção urinária ou constipação, que podem levar a problemas de saúde” nos felinos.
Para ajudar na escolha desse item indispensável para os pets felinos, o Estadão Recomenda pediu que os especialistas avaliassem quatro formatos de caixas de areia que estão à venda em grandes varejistas. Confira mais sobre os modelos, assim como as vantagens e desvantagens de cada um.