Abrir a torneira e confiar na água que sai dela é um luxo que nem todos têm no Brasil. Por isso, filtros são quase itens obrigatórios na cozinha, mas na hora de comprar, pode surgir a dúvida de qual investir. De um lado, o clássico filtro de barro, símbolo de tradição e simplicidade. Do outro, os filtros de torneira, que prometem eficiência rápida e tecnologia compacta.

A discussão sobre a segurança do filtro de barro voltou a ganhar força após mensagens compartilhadas nas redes sociais que o acusavam de causar doenças graves, como Alzheimer e hipertensão.

Para esclarecer a informação, o Estadão Verifica investigou o caso e desmentiu as alegações, apontando que não há nenhuma evidência científica que relacione o uso do filtro de barro a esses problemas de saúde. 

Polêmicas à parte, o que cada um desses sistemas oferece? A escolha vai muito além da estética da cozinha ou do apego ao tradicional. a, sobretudo, por entender o tipo de água que chega na sua casa e o que você espera dela.

“A água que você consome precisa ser segura, mas também precisa se adequar ao seu contexto. Não é só sobre filtrar, é sobre saber o que se está filtrando”, afirma o nutrólogo

Principais tags da matéria

alimento e bebida

bem estar

casa e cozinha