No começo deste ano, foram desmentidas várias notícias falsas sobre a eficácia dos filtros de barro. De acordo com as fake news, esse tipo de filtro causaria diversos problemas de saúde, como pressão alta, dores de cabeça, problemas nos rins e Alzheimer.

O filtro de barro ainda não serviria para limpar as impurezas da água. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no entanto, informou que o produto serve, sim, para purificar a água.

Os modelos que têm selo do Inmetro cumprem o objetivo de melhorar as características físicas, químicas ou microbiológicas da água, segundo o instituto.

Em entrevista ao Recomenda, o nutrólogo Durval Ribas, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, acrescentou que, se as pessoas usarem e cuidarem do filtro de barro corretamente, a água não causa doenças.

Além disso, em 2018, cientistas americanos afirmaram, em um estudo publicado no livro The Drinking Water Book, que o produto oferece o melhor sistema de purificação de água do mundo.

A seguir, o médico explica por que os filtros de barro são seguros e diz o que é importante na hora de comprar um modelo para a sua casa.